Inteligência Artificial

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A Inteligência Artificial aplicada ao marketing

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Nos últimos anos, o cenário do marketing tem passado por uma transformação radical, impulsionada em grande parte pela crescente influência da Inteligência Artificial (IA). A combinação dessas duas disciplinas está redefinindo a maneira como as empresas entendem e interagem com seus clientes.

A Inteligência Artificial oferece insights valiosos, automação de processos e personalização sem precedentes, permitindo que as estratégias de marketing sejam mais eficazes e orientadas por dados.

Neste contexto, exploraremos a interseção entre o marketing e a Inteligência Artificial, destacando como essa sinergia está moldando o presente e o futuro do mundo dos negócios.

O que é Inteligência Artificial Bastante abrangente, o conceito de Inteligência Artificial não se encaixa facilmente em algumas poucas palavras. Entretanto, de maneira bem resumida e simplificada, podemos definir IA como uma inteligência que simula a humana por mecanismos artificiais ou softwares.

Uma das vantagens da IA é se encarregar de tarefas repetitivas, abrindo espaço para que nós, humanos, possamos resolver problemas mais complexos e específicos. Isso porque a criatividade e o elevado nível de adaptação ainda são atributos que nos diferenciam dela.

Como a Inteligência Artificial funciona Nos últimos anos, o desenvolvimento de estudos e tecnologias com Machine Learning — a habilidade de uma máquina ou sistema aprender sem a necessidade de programação direta — fazem com que as fronteiras entre humanos e máquinas estejam, cada vez mais, difusas e permeáveis.

Basicamente, a IA funciona a partir de quatro etapas: coleta de dados, processamento, aprendizado e aplicação. Computadores identificam padrões em uma quantidade absurda de dados e promovem previsões de alta precisão. Tudo isso ancorados em algoritmos e técnicas estatísticas complexas.

Inteligência Artificial & Marketing Segundo o Growth Report de 2023 da Twilio Segment, estudo realizado com 2.450 dirigentes empresariais, o Brasil é líder em adoção de IA na América Latina: 98% dos líderes pesquisados têm experimentado a tecnologia em canais de marketing. Já do ponto de vista global, o mesmo estudo aponta que 88% das empresas utilizam alguma forma de IA em seus esforços de marketing.

Existem diversas aplicações da IA nas estratégias de marketing e surgem novas todos os dias. Conheça algumas delas:

  • Chatbots e Assistentes Virtuais Simulam a interação de humanos com humanos, o que facilita escalonar os atendimentos naturalizados.

  • Geração de Conteúdo em Texto e Imagem Textos e imagens geradas a partir de comandos simples. Apresentamos aqui dois exemplos de como isso funciona na prática. A introdução deste conteúdo (e apenas ela), dividida em três parágrafos, foi desenvolvida inteiramente pelo ChatGPT. Ao mesmo tempo, nossa capa tem origem em outra plataforma, o Midjourney. Ambas as ferramentas geram conteúdos, uma textual e a outra visual, a partir de descrições em linguagem natural, chamadas de prompts. Volte ao início da página e confira.

  • Análise de Dados e Segmentação de Públicos Com base de dados consistente, é possível identificar tendências, padrões e preferências de consumo. A partir daí, segmentar públicos bastante específicos, por exemplo.

  • Otimização de Campanhas A Inteligência Artificial pode analisar em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana, o andamento de campanhas publicitárias nos ambientes on e off, além de sugerir eventuais mudanças de rota.

O universo aberto com a introdução massiva da IA nos negócios parece não encontrar limites. Essas ferramentas ganham novos adeptos todos os dias: certas rotinas tornam-se mais produtivas e os profissionais envolvidos podem direcionar suas energias ao que mais importa.

Antes de simplesmente mergulhar de cabeça na IA, dê um passo atrás e analise a qualidade dos dados coletados. Informações relevantes e consistentes são fundamentais para alimentar os modelos da tecnologia e gerar resultados efetivamente valiosos as suas estratégias de marketing. Uma poderosa tecnologia que nos auxilia a atrair, envolver e reter clientes.

Agora, quando o assunto é criação de conteúdo, existe um debate acalorado sobre ética e direitos autorais. Mais do que mirar o fim, a Inteligência Artificial é uma importante aliada para contornar processos cansativos, sem deixar de lado o conhecimento humano especializado.

Empresas como a Ellite, conhecidas por valorizar o raciocínio criativo e a imprevisibilidade positiva das pessoas, defendem que é fundamental uma mente brilhante por trás da tecnologia e também dos negócios, unindo forças para resultados surpreendentes.

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