A potência do email marketing

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A potência do email marketing

A potência do email marketing

E ele é tão utilizado, que a previsão é que em 2019 o seu uso seja feito por 2,9 bilhões de pessoas.

A média mundial de envios está em 269 bilhões por dia e a previsão é de 319 bilhões até 2021.

E apesar de grande parte dos empresários acreditar que ele está cada vez mais em desuso, a estratégia tem sido uma das grandes responsáveis pelo engajamento dos clientes com as empresas, aumento das vendas e acessos e muito mais.

Esse artigo, inclusive, mostra todas as vantagens e também os tipos de email marketing mais utilizados!

O que é email marketing?

O email marketing nada mais é que uma ferramenta de marketing digital, utilizado em campanhas para esse fim, capaz de criar e manter o relacionamento de uma empresa com o seu cliente, de forma a melhorar as vendas e a retenção.

Ele se torna ainda mais eficaz com a segmentação dos contatos e a automação das campanhas.

A sua função é fazer com que a informação, o serviço ou o produto cheguem ao público interessado e, consequentemente, levem as pessoas a uma ação de acesso ou compra.

Tipos de email marketing

Existem vários tipos de email marketing, tudo vai depender do momento da empresa e do objetivo que ela quer atingir.

1 – Convite

Utilizado para promover cursos, sorteios, eventos, etc, esse tipo de email tem o objetivo de fidelizar clientes e gerar engajamento.

A ideia é encantar os prospects com presentes e boas notícias.

Incluir uma call to action ou uma imagem atrativa para que o usuário realize a ação de clicar são estratégias muito interessantes.

2 – Newsletter

Também chamada de boletim de notícias, a newsletter é uma ótima opção para uma fidelização direta e simples.

Isso porque ela posiciona a marca no mercado e aumenta o tráfego do site.

Importante: essa opção deve ser enviada apenas aos leitores que se inscreveram no site e mostraram interesse em recebê-la.

O envio a qualquer pessoa que não se mostrou interessada faz com que a empresa não só perca tempo como também sinta um efeito contrário: ao invés de posicionar a marca de uma maneira positiva, ela posiciona de forma negativa.

3 – Promoções

As campanhas promocionais têm o objetivo de trazer novos clientes, aumentar os leads e gerar conversões.

Porém, para garantir a sua eficácia, é importante criar um assunto atrativo, que leve as pessoas a abrir o email, promover o equilíbrio entre a imagem e o texto, mostrar uma ação clara e chamativa que fique visível, ser direta e levar apenas informações importantes que alcancem o objetivo, ter botões de compartilhamento para o conteúdo viralizar e ser segmentada e personalizada para cada grupo de clientes.

4 – Eventos temáticos

As datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Black Friday, entre outras, são ótimas para as ações de email marketing.

Vale, portanto, um envio pontual de promoções e ofertas para os contatos antes desses eventos.

Mas é importante que a segmentação seja bastante precisa e a personalização cuidadosa com relação ao benefício que cada público vai receber.

Vantagens

1 – Engajar leads

O email marketing é uma forma de fazer com que os leads sempre se lembrem da empresa, aumentando as chances de se tornarem clientes.

Além disso, o cadastro no site mostra a expectativa de receber informações sobre ela. E quando suprida, leva a muitos pontos positivos para o negócio.

2 – Promover os conteúdos

O envio do email é uma ótima forma de promover os conteúdos do blog e fazer com que ele ganhe mais acessos.

3 – Estreitar relacionamento

Ele é também uma opção muito interessante para estreitar o relacionamento com os clientes potenciais.

O email ainda “educa” os contatos com relação ao negócio e engaja as pessoas com ele.

4 – Aumento das vendas

A estratégia promove produtos e serviços e, consequentemente, torna as vendas mais fáceis de acontecer.

É uma forma de mostrar ou lembrar o público que aquilo que ele se interessa está disponível para que possa comprar.

Por que usar essa ferramenta?

O email é uma das formas mais eficazes de alcançar um grande número de clientes potenciais a um custo bastante baixo em comparação com a publicidade em sites e no Google e anúncios pagos nas redes sociais.

E por ser direcionado ao público, é possível conseguir uma atenção diferenciada dele.

Além disso, se ele tiver uma boa imagem visual e interativa e for bem adaptado a todos os dispositivos, como notebook, tablet e celular, a experiência do usuário será ainda melhor e os resultados muito mais interessantes.

E assim como tantas outras ferramentas de marketing digital, o email também tem uma forma bastante simples de rastrear a sua eficácia.  

O email marketing é mais um braço do marketing digital que deve sim ser utilizado por todas as empresas!