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Feedbacks: como usar o retorno dos seus clientes a favor do seu negócio

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Você recebe feedbacks dos seus clientes? Após a compra de um produto, o final de um serviço prestado, um cliente pode dar 4 possíveis feedbacks sobre o que você ofereceu e entregou: adorou, gostou um pouco, não atingiu as expectativas ou que não gostou.

 

Visualize sua marca perante um cliente que quer e pode fechar negócio com você. Qual dos 4 possíveis feedbacks você quer receber dele quando o serviço for entregue? A primeira opção, certo?

 

Saber que um cliente gostou do seu serviço é ótimo! Significa que você fez um bom atendimento, seu produto resolve as necessidades dele, atingindo as expectativas desejadas e, é claro, significa que, quando se trata do que a sua empresa oferece, seu cliente vai voltar a consumir de você.

 

A fidelização é muito importante nas vendas de todas as empresas, não importa o segmento. Por isso, é fundamental que a sua empresa não só receba, como busque o feedback de seus clientes sempre que possível.

 

A importância dessa captação de feedbacks vale tanto para os positivos, quanto para os retornos negativos. “Mas eu não gosto de saber que meu cliente não está satisfeito! Como posso tirar vantagem de um retorno que não foi legal?” Talvez você possa chegar a pensar isso. Calma, por isso nós estamos aqui para falar sobre isso. Vamos por partes.

 

Como posso coletar o feedback dos meus clientes?

Existem formas simples e descomplicadas de investigar o quê seus clientes pensam sobre a sua empresa. Confira a lista:

 

Redes sociais – Comentar nos posts das suas redes sociais é uma forma simples e muito visual para todos que visitem a sua page vejam os retornos que sua empresa tem de quem usa ou já usou seu produto e serviço.

Pesquisa de satisfação – Pode ser feito através de uma automação de e-mail marketing ou pelo contato do seu setor comercial com o cliente.

Fóruns online – plataformas digitais que permitem que usuários publiquem suas opiniões também são fontes de informações muito ricas para saber como sua empresa é vista e comentada.

 

Após coletar essas informações, hora de analisar!

 

Como interpreto os feedbacks dos meus clientes?

Para cada feedback, podemos extrair algo diferente e usar ao seu favor. Atente-se aos detalhes relevantes sobre o serviço prestado ou produto feito como: qualidade de atendimento, prazos de retorno ou entrega, o que ele mais gostou do produto ou serviço, o quê fez “brilhar os olhos dele” em relação ao todo?

 

São esses elementos que podemos extrair no que eles falaram e, agora, é o momento de estudar o que pode ser feito com base no que seus clientes estão falando.

 

Como usar o feedback dos meus clientes a favor do meu negócio?

Existem diversas formas de utilizar o que seus clientes comentam da sua empresa a seu favor. Quando um cliente dá um feedback positivo, use o que ele falou de bom nas suas estratégias de marketing.

Se o seu cliente falou bem da embalagem e do prazo de entrega de um produto, você pode destacar “Entregamos o produto com segurança e agilidade.” nos seus posts ou site.

Adorei o atendimento via WhatsApp, foi rápido e esclareceu todas minhas dúvidas!” - Destaque que seu atendimento é eficiente.

 

Dessa forma, sua empresa reafirma aspectos positivos da experiência que o seu cliente teve com a marca. 

 

Inclusive, essa forma de firmar a qualidade do serviço é muito utilizada pelo serviço de streaming Netflix. Nas redes sociais, muitos comentários são respondidos de forma que soe como se fosse a própria marca conversando com os usuários. Assim, acionando de forma natural o gatilho de desejo do cliente, afinal, dá vontade de consumir a marca mais vezes, além da qualidade do produto dela – nesse caso, as séries e filmes.

 

E se o feedback não foi legal?

Bom, é hora de sentar, analisar e ver o que pode ser feito para evitar que novos comentários negativos surjam. 

 

Veja que é muito importante levar cada feedback como uma oportunidade de melhorar todos os aspectos da sua empresa. Seja no atendimento, nos prazos ou qualquer outro aspecto que seu cliente tenha falado bem ou mal, seu negócio pode buscar uma forma de corrigir e alcançar resultados melhores nas vendas e experiência do cliente com a empresa. Afinal, um cliente fiel a marca opta por comprar dela com mais frequência.

 

Inclusive, atender as necessidades e desejos de clientes que querem uma marca melhor pode reverter em uma campanha de marketing muito atrativa. Você já deve ter visto marcas com propagandas no estilo “Vocês pediram, nós atendemos!” Como dissemos, cada feedback é uma oportunidade que pode ser explorada de diferentes formas.

 

Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado a sua empresa a compreender o potencial que os feedbacks podem ter para firmar sua presença digital.

 

 

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