Gatilhos mentais: o que são e como utilizar na sua estratégia de Marketing Digital? Blog

Gatilhos mentais: o que são e como utilizar na sua estratégia de Marketing Digital?
09
Jun

Gatilhos mentais: o que são e como utilizar na sua estratégia de Marketing Digital?

No Marketing Digital, um grande desafio para gerar mais leads é o processo de atração. É preciso aplicar, ao longo da estratégia, técnicas de persuasão para que os usuários tenham vontade de conhecer mais sobre a sua empresa, seja a oferta dela de produtos ou serviços.

Por isso, existem práticas que podemos aplicar no copywriting e no trabalho visual, seja de um site, post de redes sociais ou outros, que ativem gatilhos mentais. Vamos entender mais sobre isso?

Nesse post, você vai ler:
• O que são gatilhos mentais?
• Por que gatilhos mentais são ativados?
• Como escolhemos e ativamos os gatilhos mentais no Marketing Digital?
• Quais gatilhos mentais podemos usar nas nossas estratégias?
• Quais cuidados devemos ter nesse processo de persuasão?

O que são Gatilhos Mentais?

Os gatilhos mentais são estímulos e impulsos que auxiliam na tomada de decisão de qualquer pessoa a ser mais rápida. Eles estão atrelados a certas condições psicológicas que todos nós temos, a partir de nossas lembranças e experiências.

Um gatilho é ativado por estímulos relacionados aos nossos 5 sentidos, ou seja, visão, tato, olfato, paladar e audição (No Marketing Digital, usamos principalmente a visão e a audição). Então, quando temos uma experiência através desses 5 sentidos, um gatilho é ativado e nos desperta sentimentos e memórias de acordo com isso que vivemos.

Pense, por exemplo, na sua pizzaria favorita, que você gosta de ir desde pequeno. Toda vez que você pede novamente, vai vir a sua memória as experiências de quando você foi lá pelas primeiras vezes na juventude e provou os seus sabores favoritos. Ou seja, uma experiência nostálgica que te desperta saudade, felicidade e satisfação.

Por que gatilhos mentais são ativados?

Nosso cérebro armazena milhares de informações por dia, basicamente, é um banco de dados ilimitado. Por consequência, acontecimentos diários (relacionados aos nossos 5 sentidos) podem ter coincidência com outra informação no nosso cérebro, ativando uma memória e um sentimento.

Como escolhemos e ativamos os gatilhos mentais no Marketing Digital?

Para começar, precisamos estudar sobre quem queremos que compre seu produto ou contrate um serviço da sua empresa. A partir dessas características em comum do seu público-alvo, podemos qualificar sua estratégia de Marketing Digital com técnicas de persuasão, de acordo com as necessidades dos seus clientes em potencial.

Para saber mais sobre esse processo de identificar as características do seu público-alvo, leia mais nestas matérias:
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Arquétipos: o que são e como podem ajudar a sua estratégia de Marketing Digital?

Quando entendemos quem é nosso potencial cliente e quais seus gostos, aplicamos técnicas da persuasão que desperta bons sentimentos e o incentivam a querer conhecer mais sobre o seu produto ou serviço de forma automática.

Quais gatilhos mentais podemos usar nas nossas estratégias?

Existem 7 gatilhos mentais principais que podemos utilizar para ativar nas estratégias de marketing.

Escassez

Quando trabalhamos com unidades limitadas do seu produto ou serviço.
Por exemplo: Vagas limitadas de um curso; Últimas unidades do produto; Edição Especial com poucas unidades disponíveis para compra; Últimos horários disponíveis na nossa agenda do ano

Urgência

Essa estratégia se aplica a um tempo limitado que o consumidor tem para adquirir algo do seu negócio.
Por exemplo: Aproveite essa oferta; ela acaba essa semana; Últimos dias para adquirir a sua unidade; Vagas por tempo limitado; Promoção de pré-venda até sexta-feira.

Antecipação

Aqui, trabalhamos as expectativas em relação ao futuro e preparamos o cliente para o lançamento de algo da sua empresa.
Por Exemplo: o trailer de um filme que você está muito ansiosos para ver, ele ativa o gatilho de antecipação, pois te motiva a querer vê-lo.

Novidade

Esse foco é o lançamento do seu produto, é justamente anunciar o novo e exclusivo.
Por exemplo: Lançamento exclusivo do nosso produto; Uma novidade de alta qualidade como você nunca viu.

Prova Social

Usamos experiências reais de usuários que já compraram da sua empresa. Esse gatilho é muito interessante, pois faz com que quem não tenha, sinta vontade de adquirir, afinal, é comum do ser humano querer estar incluso e ter o que há mais de novo.
Por exemplo: Depoimentos de clientes satisfeitos com o serviço; Campanhas com pessoas famosas ou influentes que tenham e usam o seu produto.

Histórias

Todos nós gostamos de ouvir e contar histórias, pois nos fazem sentir identificados ao ouvir uma narrativa que se assemelha a nossa vida, nossas experiências e cotidiano. Por isso, quando fazemos materiais de marketing com histórias genuínas, o potencial cliente cria uma conexão com a empresa, pois sabe que ela o representa.
Por exemplo: Material que conte a história da empresa, como foi seu processo de crescimento e superação.

Reciprocidade

Um dos principais gatilhos mentais usados no Marketing Digital, é ativo quando trabalhamos com a oferta gratuita de algo sem pedir nada em troca, dessa forma, o potencial cliente sente, indiretamente, que precisa retribuir o favor, seja comprando o produto ou adquirindo o serviço.
Por exemplo: oferecer um conteúdo exclusivo que seja do interesse dele através de um e-book gratuito; Amostra grátis do seu produto; Plano teste do serviço ofertado.

Que cuidados devemos ter nesse processo de persuasão?

Ao trabalhar estratégias com gatilhos mentais, é preciso ter muito cuidado para que ativemos memórias e sensações positivas, como conforto, exclusividade, desejo, confiança e independência.
Assim como os gatilhos mentais podem acionar memórias boas, eles podem relembrar experiências negativas.
Logo, o seu processo de criação de Marketing Digital nunca pode ser agressivo ou desmotivante, porque pode refletir de forma negativa no usuário, nosso objetivo é que ele tenha a experiência mais positiva possível com a sua empresa.

Quer melhorar a sua estratégia de Marketing Digital e atrair mais leads? Conte conosco para elaborar a estratégia ideal para seu negócio na captação de novos clientes.

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