Leads: o que são e como fechar mais vendas com eles? Blog

Leads: o que são e como fechar mais vendas com eles?
12
Jan

Leads: o que são e como fechar mais vendas com eles?

Se você já pesquisou sobre Marketing Digital para entender algo sobre esse nicho de mercado, certamente a palavra leads já apareceu durante a sua leitura. Mas, afinal, o que são Leads?

 

Por isso, escrevemos esse conteúdo para você entender, finalmente, o que são leads! Nessa matéria, você vai ler:

  • O que são leads?
  • Como os leads conhecem o seu negócio?
  • Por que os leads ainda não compraram da sua empresa?
  • Como trabalhar seu Marketing Digital para fechar negócio com os leads?
  • Como começar a montar sua estratégia de Marketing Digital?

 

Já se acomodou na sua cadeira? E o bloco de notas, já separou? Então vamos lá!

 

O que são leads?

São potenciais compradores com interesse no seu produto. Os leads são usuários da internet que estão em busca, através dos meios digitais, de uma solução, podendo ser um produto ou serviço, que resolva sua necessidade.

 

Pare por um momento e pense com a gente: Todos nós queremos ou precisamos de algo. Temos necessidades e estamos em busca de soluções que resolvam essa dor. Por isso, vamos atrás de alguém que ofereça esse produto ou serviço que resolva nossa necessidade (do ponto de vista do cliente, esse alguém pode ser você).

 

Como os leads conhecem o seu negócio?

Por meio da pesquisa! Os leads te encontram em um canal digital que a sua marca está presente. Pode ser através do Google ou de uma rede social, como o Facebook, Instagram e até no LinkedIn.

 

Já é um hábito do ser humano fazer uma busca no Google quando ele tem uma pergunta. Então, se ele quer comprar algo, ainda mais que “cura” a necessidade dele, esses canais digitais, como o Google e as redes sociais, são espaços para que ele procure e conheça uma empresa, além de se familiarizar com ela.

 

Por que os leads ainda não compraram da sua empresa?

Porque eles estão em um processo de amadurecimento. Interesse, eles têm. Contudo, os usuários precisam de motivos para fechar a compra. Eles podem estar avaliando preços, vendo se existem outras alternativas para compra, entre outras possibilidades.

 

Por isso, é essencial ter uma estratégia de Marketing Digital que gere engajamento com o lead e ele passe a ser mais que apenas um potencial cliente, e sim um consumidor genuíno.

 

Como trabalhar seu Marketing Digital para fechar negócio com os leads?

Sua estratégia de Marketing Digital para gerar engajamento se faz através do conteúdo e do relacionamento com o lead. Vamos entender melhor de cada um:

 

Conteúdo é nutrição

Qualquer pessoa precisa de argumentos para ser convencida de algo. Numa venda, não é diferente. Com conteúdo de qualidade sobre seu produto ou serviço, você convence o lead de que sua empresa tem a solução para as necessidades dele.

 

Isso pode ser feito através da oferta de conteúdo rico e acessível. Pode ser um blog ou um e-book gratuito, e até o que está no site da sua empresa. A descrição do seu produto no site é importante também, porque é onde o lead vai se informar inicialmente sobre a qualidade que você oferece.

 

Relacionamento é conexão

Quando uma empresa passa a se comunicar e ter interações com o lead, cria-se uma conexão verdadeira, assim, ele não está mais adquirindo apenas um produto ou serviço, ele está comprando a sua marca e tudo o que ela significa.

 

O relacionamento é uma ferramenta poderosa que podemos utilizar a persuasão para convencer o lead de que seu negócio tem a solução certa para ele. É claro que a persuasão só pode ser feita a partir das qualidades genuínas da sua solução. As formas de trabalhar o relacionamento são através das redes sociais e do e-mail marketing.

 

 

Essas estratégias são utilizadas no Marketing Digital num processo que chamamos de conversão – no qual o lead deixa de ser apenas um usuário, e passa a ser um cliente. Por isso, é fundamental ter uma estratégia de Marketing Digital bem definida para que esse processo dê certo.

 

Como começar a montar sua estratégia de Marketing Digital?

O primeiro passo é definir o seu público-alvo. Comece a entender que características os seus clientes têm em comum e quais tem relação com a solução da sua empresa.

 

A partir disso, você passa a montar os conteúdos para seus canais digitais que vão nutrir os leads e, ao conseguir alguma forma de contato, passe a trabalhar os meios de comunicação e se relacione, gere engajamento.

 

Para saber mais sobre como o Marketing Digital pode auxiliar o seu negócio, entre em contato conosco. Temos profissionais qualificados para ajudar a sua empresa a crescer no mercado digital e aumentar sua conversão de leads.

 

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