Omnichannel, Multichannel e Cross Channel: sua empresa precisa ficar por dentro dessas estratégias! Blog

Omnichannel, Multichannel e Cross Channel: sua empresa precisa ficar por dentro dessas estratégias!
02
Jun

Omnichannel, Multichannel e Cross Channel: sua empresa precisa ficar por dentro dessas estratégias!

Quando falamos de Omnichannel, pode acontecer uma certa confusão com outros termos parecidos, como Multichannel e Cross Channel.

Em resumo, esses três termos estão relacionados e consistem em etapas evolutivas de uma estratégia de comunicação com o cliente. A experiência do usuário no processo de compra está em constante evolução e a sua empresa precisa ficar por dentro dessas estratégias!

Nessa leitura você entenderá os três termos:

 

Multichannel

 

Essa estratégia consiste em usar mais de um canal de vendas para oferecer o seu produto ou serviço ao cliente. O lojista, por exemplo, pode optar por loja física, e-commerce, telefone, aplicativo, e-mail, redes sociais entre outros.

Assim, o seu negócio fica disponível para o cliente na maior quantidade de meios possíveis. É uma prática que está sendo muito utilizada, afinal os consumidores buscam, cada vez mais, diversidade no momento de escolher as empresas.

 

Cross Channel

 

O termo Cross Channel é a evolução do Multichannel. O Cross Channel fornece a experiência ao consumidor combinada com mais plataformas. Desse modo, os canais de vendas se tornam complementares na jornada de compra.

Um bom exemplo é quando o cliente compra em uma loja virtual e retira o produto na loja física. Outra situação onde o Cross Channel é utilizado, é quando a marca permite que o cliente use um cupom de desconto enviado por e-mail nas compras realizadas na loja física.

 

Omnichannel

 

O Omnichannel diz respeito à estratégia que une diversos canais integrados para gerar uma experiência única. Ou seja, unifica a abordagem em todos os meios para transmitir uma mensagem consistente e organizada, gerando uma jornada que passa por todos os pontos de interação de forma harmoniosa.

A experiência omni precisa oferecer interações sincronizadas entre as plataformas para que os consumidores avancem no processo de compra.

Imagine receber um panfleto de uma loja e por um QR Code, ser direcionado para o e-commerce com um desconto exclusivo. Outra situação, por exemplo, é um cliente iniciar uma compra pelo site, tirar dúvidas pelo WhatsApp e fechar a compra com o vendedor na loja física com o mesmo preço encontrado no site. Ou seja, é uma estratégia personalizada para a jornada de compra de cada cliente.

Além disso, é claro, o processo de compra Omnichannel, Multichannel e Cross Channel deve estar alinhado com o planejamento de uma estratégia de marketing digital que trabalhe a comunicação de cada canal de forma única e que acompanhe suas particularidades.

 

Aqui na Ellite Digital oferecemos serviços personalizados para sua empresa oferecer experiências marcantes aos consumidores. Quer saber mais? Entre em contato e acesse o topo conosco.

Para ficar por dentro das nossas novidades, siga-nos nas redes sociais, Facebook e Instagram!