Perfil do Consumidor

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Perfil do Consumidor em Época de COVID-19

Perfil do Consumidor

A chegada da pandemia trouxe muitas incertezas e impactou o mercado ao nível mundial, tanto pelas limitações impostas ao comércio quanto pela mudança de hábito dos consumidores. Em uma época em que estabelecimentos comerciais foram obrigatoriamente fechados, surgiu a necessidade em entender e, principalmente, adaptar-se ao que também aconteceria com o consumidor durante e pós-pandemia.

É difícil definir quais as são as mudanças do consumidor a longo prazo, porque o atual momento é incerto. Porém, no dia a dia da agência, já conseguimos identificar algumas mudanças no perfil do consumidor que vão transformar os modelos de negócio.

Quais são as mudanças no consumo e quais os impactos no meu negócio?

O primeiro ponto a ser analisado na mudança do perfil do consumidor em época de pandemia é a forma de prevenção as pessoas estão adotando. Elas evitam consumir presencialmente e, dependendo de cada estado, há limitações de quanto e quando pessoas podem sair de casa.

Ou seja, o consumidor acaba dependendo do meio digital para encontrar o que deseja. Por isso, o e-commerce tem se tornado a principal forma de compra e vendas para todos os comerciantes. Anteriormente, escrevemos sobre as vantagens de uma loja virtual para o seu negócio, você pode conferir o artigo clicando aqui.

Outra mudança é a exigência maior do consumidor enquanto internauta. Para companhias, migrar as vendas para o digital significa encontrar mais concorrência, porque não existem fronteiras como lugar e hora. Por isso, quem consome busca uma experiência de usuário de qualidade.

Isso vai desde a variedade de produtos que a sua loja virtual oferece até a qualidade e usabilidade do seu site. Usuários buscam cada vez mais a imersão de marca, isso significa que, quando ele acessa o seu e-commerce, ele quer sentir como se estivesse entrando na sua loja e comprando com o seu vendedor.

Também podemos analisar que muitas pessoas se encontravam resistentes ao realizar ações pelo smartphone e, conforme pesquisa apresentada em abril pelo Instituto Locomotiva, após a chegada da pandemia, as compras via aplicativos aumentaram em 30%! Veja que a solicitação do Auxílio Emergencial, realizada pela Caixa, só pode ser realizada online, via site de internet banking ou pelo aplicativo.

Confira a análise de dados completa dessa pesquisa aqui.

Como melhorar a experiência de compra do meu consumidor?

Diversas são as formas de otimizar a experiência do cliente com a sua marca no meio digital e as redes sociais são um caminho. Dentro desse meio, podemos gerar mais engajamento e vendas diretas por meio das próprias plataformas.

O Facebook, com a opção de Marketplace e com a criação de campanhas segmentadas que direcionem seu cliente para o e-commerce; o Instagram, que possibilita ao usuário a compra através do Instagram Shopping, onde você consegue adicionar links para produtos ou serviços nas publicações e no seu perfil; por fim, o Whats App, com o Whats App Business.

Neste artigo, listamos as ferramentas essenciais oferecidas pela Ellite para fortalecer essa relação e principalmente, como cada ferramenta influência na tomada de decisão de compra do consumidor.

Apesar de ainda não podermos analisar e prever como o mercado vai se comportar na totalidade por causa da pandemia não ter acabado ainda, podemos afirmar: você tem que estar no meio digital! Com isso, a Ellite pode te ajudar!