Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Público-alvo e persona são elementos essenciais para a sua empresa traçar uma boa estratégia de Marketing Digital, por isso, entender quem é quem nesse mundo é muito importante. Por mais que estejam relacionados, são coisas diferentes.
Vamos entender qual é a diferença entre ambos e porque precisam de atenção. Afinal, quando tudo está alinhado e bem redondo, a captação e conversão de leads para vendas é bem maior.
Nessa matéria você vai ler:
- O que é o público-alvo?
- O que é persona?
- Como entender a diferença entre público-alvo e persona?
- Como utilizar o público-alvo e a persona na sua estratégia de Marketing Digital?
- Dicas para criação de uma persona.
O que é público-alvo?
Público alvo é o conjunto de pessoas de um segmento específico que a sua empresa atende as necessidades, são o foco das estratégias de Marketing Digital para captação de leads.
As pessoas que fazem parte do público-alvo da sua empresa possuem características em comum e, muitas delas, relacionadas ao produto ou serviço que você oferece. Essas semelhanças e características são o norte da sua campanha. Exemplos:
- Idade;
- Localização;
- Gênero;
- Renda;
- Emprego;
- E outros.
Como você pode ver, são características bem genéricas, por isso abrangem todo o público que pode se beneficiar com o que a sua empresa oferta.
O que é persona?
Persona é um personagem quase real, que seria o comprador ideal da sua empresa, inventado para facilitar a criação do conteúdo utilizado nas estratégias. Ele tem características específicas e que se encaixam perfeitamente com o que a sua empresa vende.
A criação da persona parte de atributos como: hábitos cotidianos, dificuldades, o que gosta, o que não gosta e o que tudo isso tem a ver com o que a sua empresa vende.
Como entender a diferença entre público-alvo e persona?
Como você viu, cada um é utilizado em uma parte diferente da estratégia de Marketing Digital para a sua empresa. Por isso, vamos exemplificar para você entender melhor onde cada um está.
O cenário do exemplo:
Vamos supor que estamos montando uma estratégia de marketing digital para uma papelaria. O foco da campanha e dos anúncios é a venda de materiais escolares para a volta às aulas das escolas e colégios.
Os diferenciais dessa papelaria, utilizados na campanha são:
- Venda de materiais diferenciados, normalmente utilizados em atividades extracurriculares;
- Possui opções de pagamento flexíveis;
- Tem ótimo atendimento e as avaliações online são excelentes.
Anotou tudo? Ok, vamos ver onde utilizamos o público-alvo e a persona.
Qual o público-alvo dessa campanha?
- Pais e mães;
- Têm entre 25 e 60 anos;
- São de Classe D, C, B e A.
- Tem um ou mais filhos estudando;
- Buscam opções de pagamento flexíveis.
Com essa definição do público-alvo, temos uma maior noção de quem queremos alcançar na estratégia de Marketing Digital. Mas, o que vamos utilizar como elementos de design, gatilhos mentais e chamadas em todas as peças da campanha é onde entra a criação da persona.
Quem é a persona dessa campanha?
Criamos uma persona para estabelecer quem é o comprador ideal, quem entraria no seu negócio e, com a sua proposta, fecharia a compra ou contratação do serviço. Sua criação exige mais, pois criamos uma personalidade como se fosse uma pessoa real. Veja essa persona que criamos para essa estratégia da papelaria:
Conheça Ana Flávia:
Ana Flávia é casada com Carlos, ela tem 37 anos, 2 filhos adolescentes, é formada com pós-graduação e MBA, funcionária pública e acabou de ser promovida para um cargo maior. Ela gosta de usar o tempo livre para ler e levar o Golden Retriever da família para correr com ela no parque.
Com o aumento salarial da promoção, ela e Carlos conseguiram colocar seus filhos, Felipe (15 anos) e Vitória (11 anos), em uma escola melhor, que pede por livros didáticos e materiais escolares a mais para atividades extracurriculares.
Ela busca por opções de pagamento flexíveis e materiais escolares de qualidade e duráveis para serem usados nas atividades extracurriculares, justamente o que a loja oferece. Gosta de procurar por lojas com avaliações positivas de outros pais do seu grupo de amigos, colegas de trabalho e em pesquisas online também.
Como utilizar o público-alvo e a persona na sua estratégia de Marketing Digital?
Com um público-alvo, sabemos como buscar um segmento de pessoas específicas que precisam comprar de você. Recapitulando, o público-alvo:
- Tem definição ampla e generalizada;
- Se refere apenas à características de um segmento;
- São pessoas que podem querer seu produto.
Já a persona serve para pensarmos quais gatilhos mentais vamos usar no conteúdo e que dores podem ser solucionadas com o seu produto ou serviço. Revisando, a persona:
- É específica, uma personagem semifictícia;
- Tem detalhes sobre hábitos, necessidades e gostos;
- É o consumidor ideal para fechar negócio.
Dicas para criação de uma persona
Como a criação de uma persona é mais complexa, existem certas técnicas para facilitar a sua geração. Elencamos algumas para você usar na criação da sua:
- Pesquisas de mercado com formulários de interesse;
- Criação de Storytelling que coloca a persona como protagonista da narrativa;
- Uso de arquétipos.
Se você busca uma empresa completa para cuidar da estratégia de Marketing Digital da sua empresa, entre em contato conosco! Para mais novidades e conteúdos, siga-nos nas redes sociais, estamos no Facebook e no Instagram.