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Qual a diferença entre público-alvo e persona?
30
Mar

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Público-alvo e persona são elementos essenciais para a sua empresa traçar uma boa estratégia de Marketing Digital, por isso, entender quem é quem nesse mundo é muito importante. Por mais que estejam relacionados, são coisas diferentes.

 

Vamos entender qual é a diferença entre ambos e porque precisam de atenção. Afinal, quando tudo está alinhado e bem redondo, a captação e conversão de leads para vendas é bem maior.

 

Nessa matéria você vai ler:

  • O que é o público-alvo?
  • O que é persona?
  • Como entender a diferença entre público-alvo e persona?
  • Como utilizar o público-alvo e a persona na sua estratégia de Marketing Digital?
  • Dicas para criação de uma persona.

 

O que é público-alvo?

Público alvo é o conjunto de pessoas de um segmento específico que a sua empresa atende as necessidades, são o foco das estratégias de Marketing Digital para captação de leads.

 

As pessoas que fazem parte do público-alvo da sua empresa possuem características em comum e, muitas delas, relacionadas ao produto ou serviço que você oferece. Essas semelhanças e características são o norte da sua campanha. Exemplos:

  • Idade;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Renda;
  • Emprego;
  • E outros.

 

Como você pode ver, são características bem genéricas, por isso abrangem todo o público que pode se beneficiar com o que a sua empresa oferta.

 

O que é persona?

Persona é um personagem quase real, que seria o comprador ideal da sua empresa, inventado para facilitar a criação do conteúdo utilizado nas estratégias. Ele tem características específicas e que se encaixam perfeitamente com o que a sua empresa vende.

 

A criação da persona parte de atributos como: hábitos cotidianos, dificuldades, o que gosta, o que não gosta e o que tudo isso tem a ver com o que a sua empresa vende.

 

Como entender a diferença entre público-alvo e persona?

Como você viu, cada um é utilizado em uma parte diferente da estratégia de Marketing Digital para a sua empresa. Por isso, vamos exemplificar para você entender melhor onde cada um está.

 

O cenário do exemplo:

Vamos supor que estamos montando uma estratégia de marketing digital para uma papelaria. O foco da campanha e dos anúncios é a venda de materiais escolares para a volta às aulas das escolas e colégios.

Os diferenciais dessa papelaria, utilizados na campanha são:

  • Venda de materiais diferenciados, normalmente utilizados em atividades extracurriculares;
  • Possui opções de pagamento flexíveis;
  • Tem ótimo atendimento e as avaliações online são excelentes.

 

Anotou tudo? Ok, vamos ver onde utilizamos o público-alvo e a persona.

 

Qual o público-alvo dessa campanha?

  1. Pais e mães;
  2. Têm entre 25 e 60 anos;
  3. São de Classe D, C, B e A.
  4. Tem um ou mais filhos estudando;
  5. Buscam opções de pagamento flexíveis.

 

Com essa definição do público-alvo, temos uma maior noção de quem queremos alcançar na estratégia de Marketing Digital. Mas, o que vamos utilizar como elementos de design, gatilhos mentais e chamadas em todas as peças da campanha é onde entra a criação da persona.

 

Quem é a persona dessa campanha?

 

Criamos uma persona para estabelecer quem é o comprador ideal, quem entraria no seu negócio e, com a sua proposta, fecharia a compra ou contratação do serviço. Sua criação exige mais, pois criamos uma personalidade como se fosse uma pessoa real. Veja essa persona que criamos para essa estratégia da papelaria:

 

Conheça Ana Flávia:

Ana Flávia é casada com Carlos, ela tem 37 anos, 2 filhos adolescentes, é formada com pós-graduação e MBA, funcionária pública e acabou de ser promovida para um cargo maior. Ela gosta de usar o tempo livre para ler e levar o Golden Retriever da família para correr com ela no parque.

Com o aumento salarial da promoção, ela e Carlos conseguiram colocar seus filhos, Felipe (15 anos) e Vitória (11 anos), em uma escola melhor, que pede por livros didáticos e materiais escolares a mais para atividades extracurriculares.

Ela busca por opções de pagamento flexíveis e materiais escolares de qualidade e duráveis para serem usados nas atividades extracurriculares, justamente o que a loja oferece. Gosta de procurar por lojas com avaliações positivas de outros pais do seu grupo de amigos, colegas de trabalho e em pesquisas online também.

 

Como utilizar o público-alvo e a persona na sua estratégia de Marketing Digital?

Com um público-alvo, sabemos como buscar um segmento de pessoas específicas que precisam comprar de você. Recapitulando, o público-alvo:

  • Tem definição ampla e generalizada;
  • Se refere apenas à características de um segmento;
  • São pessoas que podem querer seu produto.

 

Já a persona serve para pensarmos quais gatilhos mentais vamos usar no conteúdo e que dores podem ser solucionadas com o seu produto ou serviço. Revisando, a persona:

  • É específica, uma personagem semifictícia;
  • Tem detalhes sobre hábitos, necessidades e gostos;
  • É o consumidor ideal para fechar negócio.

 

Dicas para criação de uma persona

Como a criação de uma persona é mais complexa, existem certas técnicas para facilitar a sua geração. Elencamos algumas para você usar na criação da sua:

  • Pesquisas de mercado com formulários de interesse;
  • Criação de Storytelling que coloca a persona como protagonista da narrativa;
  • Uso de arquétipos.

 

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