Podcasts no Brasil

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Tendência de Podcasts no Brasil: entenda!

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No dia 12/11 aconteceu o Congresso da Federasul 95 anos, que reuniu grandes nomes do empreendedorismo nacional, como Jorge Gerdau, Marciano Testa e César Saut. Buscando incentivar o movimento de podcasts, nós da Ellite Digital apoiamos o Braducast, podcast de Caxias do Sul, e estivemos com eles no evento que reuniu mais de 300 líderes empreendedores em Gramado/RS.

Esse formato de comunicação vem tendo grande impacto no Brasil, nos tornando o 3° país que mais consome podcasts no mundo, o 5° no mundo em crescimento de produção de podcasts e, em 2019, sendo nomeado pelo State of Podcast Universe como “O País do Podcast”.

De acordo com estudo realizado em 2019 pela Globo em parceria com Ibope, 40% da população brasileira com acesso à internet já ouviu pelo menos 1 podcast. Durante a pandemia, o número de ouvintes de podcasts aumentou ainda mais, tornando o canal de comunicação ainda mais conhecido.

Não há como negar que o Brasil tem uma ligação muito forte com podcasts. Mas, por quê? O que torna esse formato tão relevante no nosso país? Descubra agora alguns dos motivos:

Consumo de conteúdo

A cultura de consumo de conteúdo no nosso país é muito forte. Músicas, filmes, séries, vídeo no YouTube… Independente do formato, nós consumimos. Quando falamos de podcast, temos uma opção de consumo diferente das citadas anteriormente, onde é possível ouvir pessoas conversando por horas sobre algo engraçado, jornalístico, dramático, político, etc.

Linguagem próxima

Diferente de televisão e rádio, um dos principais objetivos dos podcasts é aproximar o ouvinte e fazer com que ele se sinta parte da conversa. E, para fazer isso, a linguagem formal e correta que vemos em meios de comunicação tradicionais é deixada de lado, substituída por uma linguagem mais utilizada no cotidiano das “pessoas normais”, como gírias, piadas e até palavrões.

Variedade de assuntos

Relacionamentos amorosos, política, comédia, futebol, música, universo nerd, finanças, psicologia… A gama de assuntos abordados em diferentes podcasts é infinita! A grande quantidade de podcasts no Brasil traz consigo uma grande variedade de assuntos abordados, onde há público para cada um deles. Hoje, os temas centrais dos 5 podcasts mais ouvidos do Brasil são: astrologia, música, entretenimento, finanças e notícias.

Liberdade de espaço e tempo

A expressão “de onde e quando quiser” é muito utilizada no caso dos podcasts. Por serem “transmitidos” pela internet e poderem ser acessados pelo seu celular, os podcasts podem ser ouvidos no lugar que você quiser, quando você quiser. Estudos mostram que: • 48% dos ouvintes de podcasts ouvem enquanto realizam atividades domésticas; • 38% enquanto navegam na internet; • 25% aproveitam o momento antes de dormir; • 24% colocam os fones durante o trabalho ou estudo; • 25% durante o transporte entre casa e trabalho ou casa e estudo; • 20% escutam durante a realização de atividades físicas; • 18% têm o hábito de ouvir enquanto realizam uma rotina de autocuidado.

Visibilidade para marcas

Por terem uma linguagem mais próxima e facilidade de conexão entre pessoas, os podcasts são vistos por marcas como um meio de se aproximar do consumidor e ganhar sua confiança, para poder vender seu produto com maior facilidade. Impulsionar a sua marca através de podcasts é uma boa maneira de conseguir clientes qualificados, desde que o perfil do seu público-alvo seja o mesmo dos ouvintes do podcast que você deseja patrocinar.


Em 2024, 23,5% da população mundial será ouvinte de podcast, de acordo com o eMarker.

Esse formato traz uma grande lição: cada vez mais as pessoas querem se conectar com pessoas. Quanto mais próximo e humanizado o seu negócio, mais fácil será a conexão do seu cliente com a marca e, consequentemente, a sua fidelização.

Desenvolva a melhor estratégia para utilizar na sua empresa e trabalhe a humanização no seu negócio. E, se precisar de ajuda para traçar essa estratégia, conte com a Ellite! Somos especialistas em estratégias para fazer com que sua marca acesso o topo e gere resultados.


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