10 Tendências de Marketing

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10 Tendências de Marketing para ficar de olho em 2024

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175 trilhões de gigabytes. Essa é a estimativa de dados gerados para 2025, quase três vezes o volume atual. De acordo com a Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, em 350 anos a quantidade de bits produzidos deve superar o número de átomos existentes em nosso planeta.

Essa profusão de informações que circulam todos os dias, somada a nossa capacidade crescente de processamento e tratamento de dados, promove uma série de transformações tecnológicas e mudanças significativas no comportamento do consumidor.

Mas agora é momento de focar no ano que vem. Em um cenário de contante ebulição e disputa acirrada por atenção e engajamento, conhecer as tendências de marketing para 2024 é fundamental. Informações que possibilitam a criação de negócios efetivamente relevantes ou estratégias de crescimento sustentável.

Neste artigo, elencamos algumas das principais apostas do marketing que você precisa ficar de olho no próximo ano. Antes de seguir a leitura, temos um spoiler: certas tendências atravessam outras, como o uso da Inteligência Artificial (IA) e a sustentabilidade.

1. Inteligência Artificial onipresente

Publicamos recentemente o conteúdo “A Inteligência Artificial aplicada ao marketing”. Plataformas generativas de IA como o ChatGPT e o Midjourney têm revolucionado o processo criativo em departamentos de marketing e agências de comunicação no mundo todo. Empresas que preferem ignorar essas ferramentas devem perder em produtividade e eficiência.

2. Valores culturais

Os consumidores preferem se relacionar com empresas alinhadas a causas relevantes. Assim, o posicionamento assertivo das empresas frente a questões sociais, culturais e econômicas é cada vez mais urgente.

3. Narrativas autênticas e originais

Cuidado ao reproduzir assuntos e memes superquentes: a onda que traz é a mesma que te afasta. Conteúdos repetitivos ou pouco originais incomodam as pessoas. O mais do mesmo pode soar como atitude preguiçosa, então calibre o tom de voz da sua marca em narrativas autênticas. Construa conexões mais potentes a partir de enredos originais e alinhados aos valores do seu negócio.

4. Novos olhares para novos tempos

A emergência climática é uma realidade do presente, não uma projeção distópica do futuro. Marcas que assumem compromissos ambientais e métricas de sustentabilidade costumam impactar seu negócio para além do aspecto ético. Optar pelo silêncio, nesse caso, pode significar negligência ou, ainda pior, certo grau de conivência.

5. Inovação disruptiva

Quando a sua marca é percebida pelo mercado como inovadora, aumentam as chances de conversão e retenção de clientes. O desafio ao status quo também ganha relevância aqui: o combate a conceitos e ideias “ultrapassadas” geram ambientes propícios a novas formas de atuar, que ampliam suas oportunidades de negócios.

6. Fortalecimento da marca

Existem inúmeras estratégias, tanto no on quanto no off, dedicadas a vender seu peixe de maneira certeira. Contudo, apenas uma marca forte é capaz de criar demandas e expandir negócios de forma consistente. Em um contexto de forte concorrência e múltiplas instabilidades globais (ambientais, econômicas e políticas), fique atento ao poder da premiunização, ou seja, o processo de usar a exclusividade e a qualidade superior do seu produto ou serviço para elevar o apelo da marca e, consequentemente, garantir maior rentabilidade.

7. Canais de mensagem direta

De acordo com Mark Zuckerberg, as plataformas Meta apresentam 600 milhões de chats via apps diariamente. Eis uma grande oportunidade para criar conteúdo personalizado por mensagem direta, fomentando negócios também via chat.

8. Ecossistemas de colaboração

Collabs e ecossistemas com interesses em comum devem ganhar ainda mais espaço em 2024. São parcerias entre marcas, empresas e até mesmo criadores de conteúdo, com o objetivo de chamar atenção e alcançar novos consumidores. Entre as estratégias, podemos citar o lançamento de conteúdo relevante, de experiências, de produtos e serviços.

9. Comunidades e tribos

Grupos no WhatsApp, servidores no Discord, canais no Telegram… A criação de comunidades — ambientes acolhedores para a troca de experiências — aproxima as marcas de seus potenciais consumidores. Uma estratégia humanizada e eficiente de atingir públicos nichados e mais engajados.

10. Hipersegmentação

Como em diversas outras tendências, a IA também ocupa papel fundamental na hipersegmentação. Ela automatiza a personalização em escala para entregar mensagens e experiências customizadas. Lembre-se: clientes que se sentem representados e identificados engajam e convertem mais.

Se o mundo muda toda hora, por que você continua fazendo as mesmas coisas sempre? Adaptar as estratégias é essencial para manter seu negócio relevante, conquistar a preferência da audiência, além de explorar novos canais e formatos de contato ou venda.

Claro, nem todas as tendências deste conteúdo fazem sentido ao seu ecossistema corporativo. Aí a importância de contar com empresas como a Ellite, cujos profissionais especializados podem analisar o cenário, detectar as oportunidades e gerar resultados cada vez mais positivos para o seu negócio.

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